Blog

Novo Cônsul-geral em Hamamatsu

Cônsul Aldemo Garcia assume posto em Hamamatsu

O novo Cônsul-geral do Brasil em Hamamatsu, Aldemo Serafim Garcia Júnior, recebeu no dia 18 o repórter/blogueiro do JAPÃO AQUI, Osny Arashiro.

Oficialmente, ele assumiu o posto em Hamamatsu no dia 15 de dezembro.

O objetivo do encontro foi se apresentar e também estreitar relações com a mídia local. “Sempre procurei prestigiar a mídia comunitária porque é muito importante para o nosso trabalho consular”, disse o diplomata. “Estou feliz e muito honrado de assumir o posto em Hamamatsu, com a oportunidade de morar neste país fascinante como o Japão”.

Com mais de 35 anos de carreira diplomática, o primeiro posto que o novo cônsul assumiu no exterior foi na embaixada em Paris, França. Depois foi removido para Argel, capital da Argélia, ex-colônia francesa.

Também serviu em Washington, capital dos Estados Unidos, na Organização dos Estados Americanos (OEA) e Toronto, no Canadá.

“O Canadá é um país de imigrantes, importa mais de 300 mil estrangeiros por ano, porque conta com apenas 35 milhões de habitantes, sendo o segundo país do mundo em extensão territorial, então precisa de mão de obra especializada”, explica. “Apesar do frio de seis meses, o país é receptivo, onde o estrangeiro se dá bem e após dois anos consegue a residência permanente e dá início à cidadania canadense”.

Após ser promovido a Embaixador, Aldemo Garcia foi designado para o Timor-Leste, uma ex-colônia portuguesa localizada no sudeste asiático, onde serviu de 2016 a 2020. Na ocasião, fez boa amizade com o ex-presidente do Timor-Leste e vencedor do Prêmio Nobel da Paz de 1996, José Ramos Horta, com quem “saboreou muitas feijoadas”.

No Timor-Leste a população brasileira é de cerca de 100 pessoas, entre missionários católicos, evangélicos e outros do setor de repartições governamentais.

“Dessa forma, chego em Hamamatsu e província com um novo desafio de trabalhar com a nossa comunidade que reúne cerca de 30 mil brasileiros”, lembra o diplomata. Ele objetiva uma interação maior com a comunidade, através das mídias sociais, com vídeos informando sobre as atividades do consulado, visitar escolas e fábricas, sempre mantendo um diálogo estreito com os brasileiros.

“Gostaria de aumentar a autoestima dos brasileiros, destacando personalidades que obtiveram sucesso no Japão”, afirma o Cônsul. E cita como exemplo um casal de brasileiros que montou um pet shop com orientação do setor de empreendedorismo do Consulado.

Importante lembrar que o Consulado do Brasil em Hamamatsu, além dos serviços tradicionais, ainda oferece gratuitamente assistência psicológica, assistência jurídica e conta com o Espaço do Empreendedor Brasileiro. Para agendamento, consulte o site do Consulado Geral do Brasil em Hamamatsu.

Sites relacionados:

Embaixada do Brasil
http://toquio.itamaraty.gov.br/pt-br/

Consulado Geral do Brasil em Tokyo
http://cgtoquio.itamaraty.gov.br/pt-br/

Consulado Geral do Brasil em Hamamatsu
http://hamamatsu.itamaraty.gov.br/pt-br/

Consulado Geral do Brasil em Nagoya
http://nagoia.itamaraty.gov.br/pt-br/

Japão Aqui e o brasileiro cada vez mais “japonês”. De refugiado econômico a imigrante nipo-brasileiro, fizemos o caminho inverso dos japoneses que atravessaram oceanos após a segunda guerra mundial.

Em 2007 após atingir a marca de 316.000 brasileiros oficialmente residentes no Japão o “Lehman shock” em 2008, esvaziou nossa comunidade em cerca de 140.000 pessoas, nos anos que se seguiram. Hoje em 2019, voltamos a crescer atingindo a marca de 193.798 brasileiros residentes (junho-2018 / Ministry of Internal Affairs and Communications).

Japão Aqui tem bloggers e tradutores com a missão de facilitar o entendimento das notícias japonesas.

Copyright © 2020 MCOM K.K.

To Top