covid-19

NOVAS VARIANTES: Mais de 230 casos confirmados

Mais de 230 casos de cepas variantes altamente infecciosas do novo coronavírus foram confirmados em 19 das 47 prefeituras do Japão, segundo dados do governo nesta quinta-feira (4). Especialistas em saúde alertam sobre uma potencial “quarta onda” de infecções caso continuem a se espalhar pelo país .

O governo está monitorando três cepas mutantes do coronavírus originárias da Grã-Bretanha, África do Sul e Brasil. 

A Prefeitura de Saitama foi responsável pela maioria dos casos com 38 infectados, seguida por Hyogo com 36 e Niigata com 29. Embora ainda não tenha sido confirmado, as novas cepas também estão presentes em outras partes do Japão, incluindo Hiroshima.

De acordo com o Instituto Nacional de Doenças Infecciosas, 93% dos casos notificados até 25 de fevereiro foram de pessoas que não tinham registro de viagens ao exterior. Pessoas com idade entre 30 e 50 anos representaram a maioria dos casos com 47%, seguidos por aqueles na faixa dos 20 anos ou mais jovens com 39%, e aqueles com 60 anos ou mais, com 14%.

Das três variantes, a cepa britânica representou a grande maioria dos casos com 96%.

O primeiro-ministro Yoshihide Suga citou o aumento potencial das novas variantes como uma das razões pelas quais ele provavelmente estenderá a declaração de emergência na região metropolitana de Tokyo por mais duas semanas.

Algumas autoridades envolvidas nos preparativos para os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de Tóquio também disseram que seria difícil permitir espectadores estrangeiros nos jogos deste verão, devido ao grande número de infectados com as novas variantes em outros países.

Fonte: Kyodo | Imagem: Instituto Nacional de Doenças Infecciosas do Japão

To Top