Internacional

NISSAN: Venda da participação na Daimler

A Nissan informou nesta quarta-feira (5) que venderá toda a sua participação na montadora alemã Daimler AG por 1,15 bilhão de euros (US $ 1,38 bilhão) e investirá os fundos adquiridos em áreas como promoção da eletrificação automotiva, em uma tentativa de aumentar sua competitividade global.

As ações a serem vendidas representariam cerca de 1,5% do total de ações emitidas pela Daimler, sócia da aliança da montadora japonesa com a francesa Renault desde 2010 que coopera no desenvolvimento de veículos compactos e elétricos.

O movimento da Nissan segue-se ao da Renault, que anunciou em março a venda de toda a sua participação na Daimler.

A cooperação tripartida teve pouco progresso nos últimos anos. Sob o acordo, Nissan e Renault detinham participações combinadas de 3,1 %, 1,55 % cada, na Daimler, enquanto a montadora alemã por sua vez tinha uma participação de 3,1% em cada um dos parceiros da aliança.

Tanto a Nissan quanto a Renault disseram que suas parcerias com a Daimler permanecem inalteradas e não serão afetadas pela transação financeira.

As três empresas têm cooperado em áreas como produção e desenvolvimento, incluindo uma picape de médio porte para a marca Mercedes-Benz da Daimler.

A venda planejada da participação na Daimler também vai melhorar o balanço da Nissan, depois que a montadora fez uma previsão em fevereiro de perda líquida do grupo de ¥530 bilhões (US $ 4,85 bilhões).

 

Fonte: Kyodo

Japão Aqui e o brasileiro cada vez mais “japonês”. De refugiado econômico a imigrante nipo-brasileiro, fizemos o caminho inverso dos japoneses que atravessaram oceanos após a segunda guerra mundial.

Em 2007 após atingir a marca de 316.000 brasileiros oficialmente residentes no Japão o “Lehman shock” em 2008, esvaziou nossa comunidade em cerca de 140.000 pessoas, nos anos que se seguiram. Hoje em 2019, voltamos a crescer atingindo a marca de 193.798 brasileiros residentes (junho-2018 / Ministry of Internal Affairs and Communications).

Japão Aqui tem bloggers e tradutores com a missão de facilitar o entendimento das notícias japonesas.

Copyright © 2020 MCOM K.K.

To Top