Morando no Japão

Natal no Japão

COMO O NATAL COMEÇOU NO JAPÃO
O Natal simboliza o nascimento de Jesus, o que indica que é uma data comemorativa cristã.
No Japão, onde a grande maioria da população é budista, xintoísta ou ateu, como o Natal começou a ser comemorado?
O cristianismo foi introduzido no Japão no século XVI mas foi estritamente proibido pelo xogunato Tokugawa, por isso não havia Natal no Japão.
Na era Meiji (1868 a 1912) mesmo após a abertura do país, o cristianismo foi banido, portanto, as pessoas comuns não tinham o costume de comemorar o Natal mas alguns intelectuais japoneses se reuniam para celebrar o Natal, para experimentar os eventos ocidentais.


Em meados da era Meiji, os jornais começaram a publicar matérias sobre estrangeiros que moravam em Yokohama (Kanagawa) e Tsukiji (Tóquio) que costumavam organizar “festivais” diferentes, que era a comemoração do Natal.
Segundo os jornais da época, a partir de 1906, o Papai Noel “começou a existir” no Japão e começou o costume de dar presentes. As crianças aguardavam ansiosas pela data.
Atualmente, o dia do aniversário do imperador é feriado Nacional, mas na era Taisho (1912 a 1926), era a data da morte do imperador.


O imperador na era Taisho faleceu no dia 25 de dezembro de 1927 e o Natal, por coincidência, virou feriado Nacional. Esse feriado que começou na era Showa (1926 a 1989) continuou até o ano de 1947. Apesar do motivo não ser o Natal em si, ajudou a popularizar a data, onde os adultos também começaram a comemorar a data em festas.
Com a Segunda Guerra Mundial, o Natal parou de ser comemorado mas após o fim, voltou aos poucos.
Em 1960, começou a tradição das famílias comprarem bolos para comemorar o Natal com as crianças.
Já em 1980, inicia o costume de comemorar o Natal em casal como se fosse o “Dia dos Namorados”. Isso é visto apenas no Japão porque em outros países, é comum passar o Natal em família.
Podemos dizer que esse é o estilo do “Natal japonês”. Com direito a bolo de chantilly com morangos e frango do KFC.
A história explica as características do Natal atual do Japão, e pode ir mudando com o passar dos anos.
Fonte: Arquivo NHK
Imagem: Jornais que mostram a popularização do Natal e a figura do Papai Noel

メリークリスマス🎄🎅🎁 Feliz Natal!

Japão Aqui e o brasileiro cada vez mais “japonês”. De refugiado econômico a imigrante nipo-brasileiro, fizemos o caminho inverso dos japoneses que atravessaram oceanos após a segunda guerra mundial.

Em 2007 após atingir a marca de 316.000 brasileiros oficialmente residentes no Japão o “Lehman shock” em 2008, esvaziou nossa comunidade em cerca de 140.000 pessoas, nos anos que se seguiram. Hoje em 2019, voltamos a crescer atingindo a marca de 193.798 brasileiros residentes (junho-2018 / Ministry of Internal Affairs and Communications).

Japão Aqui tem bloggers e tradutores com a missão de facilitar o entendimento das notícias japonesas.

Copyright © 2024 MCOM K.K.

To Top