Japão

NAGANO: Mãe e 2 crianças morrem em deslizamento de terra

Uma mãe, seus dois filhos morreram e outras duas pessoas ficaram feridas, quando uma casa foi aparentemente atingida por um deslizamento de terra em Okaya, província de Nagano, enquanto fortes chuvas continuavam a atingir grandes áreas do país.

Um bombeiro que patrulhava a área em Okaya, por volta das 5h30 no domingo (15), ligou para o serviço de emergência depois de ver a casa cheia de lama, e as pessoas presas no segundo andar. De acordo com o corpo de bombeiros local, cinco das oito pessoas que moravam na casa na época foram levadas ao hospital.

Os três, encontrados sem sinais vitais e depois confirmados como mortos, foram nomeados como Yuki Makibuchi, 41, e seus filhos Haruki, 12, e Naoki, 7, informou a prefeitura.

Outro adolescente e um homem com idade por volta dos 40 anos foram levados ao hospital com ferimentos leves depois que os sedimentos de uma montanha atrás da casa provavelmente atingiram o segundo andar.

A prefeitura de Okaya informou que o deslizamento de terra ocorreu antes de emitir uma ordem de evacuação às 6h, acrescentando que planeja investigar se o momento da ordem foi apropriado. Em 2006, um deslizamento de terra ocorreu em outra parte da cidade, matando oito pessoas.

Também em Nagano, uma estrada na vila de Otaki desabou devido à forte chuva.

As chuvas torrenciais continuaram do oeste ao leste do Japão, principalmente no lado do Pacífico, devido a uma frente estacionária que deverá permanecer estacionada perto do país até sexta-feira.

As autoridades locais emitiram alertas no nível mais alto cobrindo cerca de 1,83 milhão de pessoas em cerca de 830.000 domicílios em sete prefeituras, pedindo que as pessoas tomem medidas para garantir a segurança, informou a Agência de Gerenciamento de Incêndios e Desastres.

Além da Prefeitura de Nagano, os alertas também foram emitidos nas províncias de Chiba, Shimane, Hiroshima, Fukuoka, Saga e Nagasaki que fica na ilha principal do sudoeste de Kyushu.

Em Saga, os pacientes do Hospital Juntendo foram transferidos para o segundo andar depois que a água transbordando do rio Rokkaku nas proximidades invadiu as instalações.

O Ministério da Terra disse ter confirmado 44 deslizamentos de terra em 15 prefeituras e 36 rios transbordando em nove prefeituras, causados ​​por fortes chuvas. Houve também relatos crescentes de danos em trilhos de trem e estradas.

A enchente interrompeu as redes de telefonia móvel em algumas áreas das prefeituras de Fukuoka, Hiroshima, Okayama e Shimane, com a NTT Docomo e outras operadoras atribuindo as interrupções a quedas de energia e falhas de equipamento.

 

 

Fonte: Kyodo
To Top