Meteorologia

Mortos e feridos após fortes chuvas

Duas pessoas morreram e pelo menos 35 pessoas ficaram feridas depois que fortes chuvas atingiram amplas áreas do Japão, disseram autoridades locais no sábado (3), com deslizamentos de terra e inundações de rios ocorrendo em muitas partes do leste do país.

O tufão n°2 foi rebaixado para um ciclone extratropical por volta das 15h de sábado, após se mudar para a cadeia de ilhas Izu, ao sul de Tóquio, informou a Agência Meteorológica do Japão (JMA).

O aumento dos rios levou alguns governos locais, como Toyohashi na província de Aichi, a emitir o alerta de inundação mais grave aos residentes, pedindo-lhes que se mudassem imediatamente para um local mais seguro.

Em Toyohashi, um homem de 61 anos foi declarado morto no sábado após ser encontrado num carro em um campo inundado na noite de sexta-feira, disse a polícia, acrescentando que o veículo estava quase completamente submerso.

Um homem que pescava em Moka, na província de Tochigi, também morreu após ser arrastado para um canal de irrigação.

Pelo menos cinco pessoas desapareceram, enquanto 232 casas foram total ou parcialmente destruídas, disseram as autoridades.

Pelo menos 2 milhões de pessoas foram temporariamente aconselhadas a evacuar nas províncias de Gifu, Shizuoka, Aichi e Mie.

Em parte da cidade de Hamamatsu, na província de Shizuoka, 497,5 milímetros de chuva foram registrados, enquanto 419 milímetros caíram em Toyohashi em 24 horas até a manhã de sábado, disse a JMA.

Na região de Kanto centrada em Tokyo, 47,5 mm de chuva foram observados em uma hora em Funabashi, na província de Chiba, e 45 mm no distrito de Nerima em Tokyo.

Fonte / Foto: Kyodo

To Top