Japão

MONTE FUJI: Plano de fuga em uma eventual erupção

Autoridades e especialistas japoneses dizem que mais de 800.000 pessoas vivem em áreas que podem estar sujeitas a avisos de fuga se o Monte Fuji entrar em erupção.

Um conselho de gestão de desastres vulcânicos está trabalhando para elaborar um novo plano de evacuação com base em um mapa de risco revisado para tal erupção lançado no ano passado.

O conselho composto por funcionários e especialistas do governo local e central apresentou um relatório provisório nesta quarta-feira (30).

O Monte Fuji abrange as prefeituras japonesas de Shizuoka e Yamanashi.

O relatório estima que cerca de 116.000 pessoas vivem em áreas que podem ser atingidas por fluxos de lava dentro de três horas após uma erupção. O número aumentou sete vezes em relação à projeção anterior. As áreas também podem ser atingidas por grandes rochas vulcânicas.

O conselho observa que, se os moradores dos centros das cidades fugirem de carro de uma só vez, podem ocorrer sérios engarrafamentos.

Devido a tais preocupações, o relatório propõe que os moradores fujam a pé em princípio, exceto aqueles que precisam usar carros, como pessoas com deficiência e idosos.

O conselho planeja concluir um esboço final do plano de evacuação até o final de março de 2023.

FONTE: NHK     /     FOTO: KYODO
To Top