Japão

MONTADORAS: Queda na produção global

Quatro das oito principais montadoras do Japão tiveram um declínio em sua produção global no ano fiscal de 2021, encerrado em março. A principal causa foi a escassez de semicondutores em todo o mundo.

Mazda, Nissan e Subaru sofreram um declínio de dois dígitos em relação ao ano anterior, enquanto a Honda teve uma queda de 8%. Seus principais fornecedores de peças no sudeste da Ásia foram especialmente atingidos pelo surto do coronavírus.

As outras montadoras relataram um aumento na produção. A Mitsubishi teve um salto de quase 26%, enquanto os números da Daihatsu e da Suzuki também aumentaram. Eles se recuperaram das quedas acentuadas no ano fiscal de 2020.

A produção global da Toyota aumentou quase 5%, apoiada pelo crescimento na América do Norte e na Ásia. Mas a produção nacional caiu para um mínimo de 45 anos, em parte devido à escassez de peças.

Algumas fábricas no Japão tiveram que suspender as operações este mês depois que a logística foi interrompida em fornecedores de peças em Xangai. A cidade chinesa viu um ressurgimento da pandemia.

FONTE: NHK     /     FOTO: KYODO
To Top