Japão

MÍSSIL – Japão pediu para população procurar abrigo

A Coreia do Norte lançou pelo menos três mísseis balísticos para o leste na manhã desta quinta-feira (3), anunciou o governo japonês, acrescentando que um deles pode ter sido um míssil balístico intercontinental potencialmente capaz de atingir os Estados Unidos.

O governo japonês inicialmente emitiu um alerta J-Alert de que um dos mísseis norte-coreanos estava a caminho de sobrevoar a ilha principal de Honshu, mas depois corrigiu o anúncio, dizendo que o projétil havia desaparecido do radar sobre o Mar do Japão.

Os últimos lançamentos de mísseis da Coreia do Norte parecem ser uma retaliação ao primeiro exercício aéreo conjunto em larga escala dos Estados Unidos e da Coreia do Sul em cinco anos, disseram especialistas em relações exteriores.

Nesta quinta-feira (3), o primeiro-ministro japonês Fumio Kishida criticou os repetidos lançamentos de mísseis da Coreia do Norte como um “ato bárbaro e totalmente inaceitável”. Tokyo apresentou um protesto a Pyongyang através da Embaixada do Japão em Pequim.

Após o alerta J-Alert, o segundo em um mês, os serviços de trem-bala shinkansen no centro do Japão foram brevemente suspensos, segundo a operadora East Japan Railway.

 

 

Fonte/Foto: Kyodo
To Top