Notícias

Ministro condecora brasileiros

O Ministro da Cidadania, João Roma condecorou com a Ordem do Rio Branco os brasileiros Walter Toshio Saito e o Cônsul Geral do Brasil em Nagoia, Nei F. Bitencourt. O evento fechado, foi realizado dia 24 de Julho, seguindo às normas de segurança na residência do Embaixador Eduardo Sabóia em Tóquio.

A Ordem do Rio Branco foi criada no governo do “Jango”, ou João Goulart em 1963 e é uma honraria e reconhecimento do Governo Brasileiro. No centro da medalha está inscrito em Latin “Ubique Patriae Memor” e se traduz como “Em qualquer lugar, terei sempre a Pátria em minha lembrança”. Os anos que aparecem no reverso da insígnia são os de nascimento e morte do Barão.

Nei F. Bitencourt é diplomata de carreira tendo atuado em vários países e atualmente é Cônsul-Geral do Brasil em Nagoia, na província de Aichi onde há a maior concentração de imigrantes brasileiros no Japão. A atuação dos três Consulados no Japão, tem ultrapassado à barreira das funções cartoriais e em sua administração destaca-se o fomento à educação, onde recentemente realizou numa parceria inédita com a Universidade da Província de Aichi a Primeira Feira de Ciências com alunos brasileiros.

Walter Toshio Saito, é natural do Estado do Paraná e é empresário conhecido na comunidade brasileira. Atua na área agrícola, recursos humanos, e é o maior produtor de cebolinha do Japão. É também ex-membro do Conselho de Cidadãos do Consulado-Geral do Brasil em Tokyo.

Fonte: Redação JA / Wikipedia / Fotos cedidas

Japão Aqui e o brasileiro cada vez mais “japonês”. De refugiado econômico a imigrante nipo-brasileiro, fizemos o caminho inverso dos japoneses que atravessaram oceanos após a segunda guerra mundial.

Em 2007 após atingir a marca de 316.000 brasileiros oficialmente residentes no Japão o “Lehman shock” em 2008, esvaziou nossa comunidade em cerca de 140.000 pessoas, nos anos que se seguiram. Hoje em 2019, voltamos a crescer atingindo a marca de 193.798 brasileiros residentes (junho-2018 / Ministry of Internal Affairs and Communications).

Japão Aqui tem bloggers e tradutores com a missão de facilitar o entendimento das notícias japonesas.

Copyright © 2020 MCOM K.K.

To Top