Japão

Medidas de EMERGÊNCIA em Osaka para conter Covid-19

O governo do Japão anunciou nesta quinta-feira (1°) que vai impor medidas de emergência, como redução do horário comercial e pedir às pessoas que trabalhem em casa e se abstenham de atividades como karaokê, na região oeste de Osaka para impedir o aumento de novos casos de Covid-19 .

O governador de Osaka, Hirofumi Yoshimura, disse que os eventos da tocha olímpica na cidade devemser cancelados, um dia após ele ter dado o alarme sobre uma quarta onda emergente de infecções.

As medidas de controle de infecção cobrirão as prefeituras de Osaka, Hyogo e Miyagi e durarão de 5 de abril a 5 de maio, disse o ministro da Economia, Yasutoshi Nishimura, que também lidera a resposta do Covid-19 do país.

Novas infecções em Osaka ultrapassaram as de Tokyo nos últimos dias.

A prefeitura de Osaka relatou 599 novos casos na quarta-feira (31), perto do recorde de 654 no início de janeiro, quando o país foi dominado por sua terceira e mais mortal onda da pandemia. 

Tóquio relatou 475 novas infecções nesta quinta-feira (1º), a maior desde 10 de fevereiro.

As novas medidas são baseadas em uma lei revisada de controle de infecção e podem ser aplicadas a uma área mais restrita do que o estado de emergência, que Suga declarou para a maior parte do país no início de janeiro.

Os controles permitem que os governos regionais ordenem que as empresas reduzam o horário de expediente e imponham multas de ¥200.000. Além disso, os residentes estão sendo solicitados ao trabalho home office e a se abster de atividades como karaokê.

“Em Osaka, em particular, o número de indivíduos infectados entre 20 e 30 anos está aumentando à medida que as pessoas continuam saindo à noite”, disse o secretário-chefe de gabinete, Katsunobu Kato, na quinta-feira. “Os relatos de cepas mutantes também estão aumentando e o contágio deve continuar”.

Fonte: Reuters | Foto: Kyodo

To Top