MÁSCARA & HIPERTERMIA
Máscara preta aumenta risco de hipertermia
Atualmente, usar máscara se tornou um hábito e para os jovens, principalmente, é como se fosse um acessório da moda.
Antes de surgir o coronavírus era difícil encontrar alguém usando máscara preta ou estampada, mas hoje em dia é algo comum.
Usar máscara preta está na moda entre os jovens mas os especialistas alertam que a cor escura pode aumentar o risco de hipertermia.
O uso da máscara faz com que o calor do corpo fique contido porque o nariz e a boca ficam tampados e devido a umidade próxima a boca, o cérebro entende que há água e o organismo entra sem desidratação sem perceber. Outra preocupação é que a hipertermia se parece com os sintomas iniciais do coronavírus.
A máscara branca reflete a luz solar mas a preta absorve o calor por isso deve ser evitada em dias ensolarados.
Por exemplo, uma camiseta branca exposta num dia ensolarado a 35°C por 5 min, chega a mesma temperatura mas não sobe. Já uma uma roupa de cor preta, ultrapassa 50°C.
A superfície da máscara é menor mas poderá causar desconforto nos lábios e causar hipertermia mais rápido.
Uma curiosidade é que quando a máscara começou a ser usada no Japão, na Era Edo, a máscara preta era mais popular por ser barata e a branca, era um artigo de luxo. A máscara branca ficou popular porque começou a ser usada nas escolas durante a distribuição do almoço, se tornando a cor padrão.
Fonte: Sport Hochi/ Yahoo Japan News