Japão

Mais EMPREGOS para pessoas com deficiência

Espera-se que as oportunidades de trabalho sejam aumentadas também para as pessoas com deficiência, de acordo com as habilidades e atributos de cada pessoa.

O Conselho de Política Laboral do Ministério da Saúde, Trabalho e Bem-Estar, elaborou um relatório pedindo ao governo central para adicionar trabalhadores a tempo parcial ao cálculo das taxas de emprego para pessoas com deficiência.

De acordo com a lei de promoção do emprego de pessoas com deficiência, as empresas acima de um determinado porte precisam cumprir uma cota de contratação de pessoas com deficiência que trabalhem 20 horas ou mais por semana para pelo menos 2,3% da força de trabalho. As empresas que não atingirem este nível vão precisar pagar uma taxa.

O conselho propôs que os funcionários com deficiência que trabalham de 10 a 20 horas por semana também sejam incluídos no cálculo da taxa de emprego legalmente exigida.

O governo está considerando revisar a lei e pretende permitir que não só as empresas, mas também as entidades governamentais incluam trabalhadores a tempo parcial no cálculo das suas taxas de emprego por invalidez.

FONTE: JAPAN NEWS    
To Top