Japão

Mais de 30.000 casas danificadas pelo terremoto

23/01/2024

O governo da província de Ishikawa anunciou no sábado (20), que mais de 30.000 unidades habitacionais foram danificadas devido ao terremoto que atingiu a Península de Noto. Verificações de emergência revelam que quase 40% das estruturas inspecionadas correm alto risco de colapso.

Segundo as autoridades locais, 31.659 casas foram registradas como danificadas em 18 cidades e vilas até as 14h do sábado. As cidades de Nanao e Noto foram particularmente impactadas, com 8.342 e 5.000 estruturas afetadas, respectivamente. Em Wajima, a extensão da destruição dificulta o levantamento preciso dos danos, mas 870 unidades habitacionais danificadas foram relatadas no sábado.

A situação em Suzu, outra área gravemente afetada, permanece incerta, já que os resultados de uma pesquisa semelhante ainda não foram comunicados ao governo da província. O prefeito de Suzu, Masuhiro Izumiya, informou no sábado que, dos 1.762 casos pesquisados, 761 unidades foram completamente destruídas, destacando a possibilidade de um aumento significativo no número de casas danificadas.

As verificações de emergência para avaliação de risco foram conduzidas temporariamente pelos municípios visando a segurança dos moradores. Até quinta-feira, 27.124 unidades habitacionais foram avaliadas, com 38% delas consideradas perigosas para entrar e 28% necessitando de extremo cuidado ao entrar. O desafio agora é garantir medidas eficazes para a recuperação e segurança das comunidades afetadas.

 

Fonte: Japan News / Yomiuri Shimbun
To Top