Japão

Mais aumento nos preços dos alimentos

Em outubro, são esperados aumentos de preços para mais de 6.500 alimentos, além das contas de energia. 

Como o índice de preços ao consumidor subiu em agosto a uma taxa não vista em cerca de 31 anos, há uma preocupação crescente sobre se as finanças domésticas e a economia japonesa podem suportar os aumentos de preços do outono.

A Kewpie vai reajustar um aumento de preço de 2 a 20% para 93 itens, incluindo maionese, a partir de 1º de outubro.

A NH Foods, Itoham Foods e Marudai Food, também aumentarão os preços dos embutidos para o uso industrial e doméstico a partir de 1º de outubro.

As cadeias de sushi Kura Sushi e Akindo Sushiro também anunciaram revisões de preços a partir de 1º de outubro. A onda de alta de preços vem se espalhando por vários setores.

De acordo com um estudo da Teikoku Databank Ltd. direcionado a 105 empresas de alimentos, são esperados aumentos de preços para mais de 6.500 itens em outubro, um pico repentino em comparação com períodos anteriores de 2022, quando os aumentos de preços foram observados para até cerca de 2.500 itens no máximo por mês .

Enquanto as famílias estão sentindo o aperto dos preços em alta, os níveis salariais domésticos permanecem estagnados. Parece que o aumento dos custos impedirá os gastos do consumidor que finalmente mostravam sinais de recuperação desde o surto de coronavírus.

FONTE: MAINICHI      /     FOTO: MAINICHI/HIROKO MICHISHITA
To Top