Internacional

LEGO faz blocos a partir de garrafas de plástico recicladas

A fabricante de brinquedos dinamarquesa Lego apresentou seus primeiros blocos de construção feitos de garrafas PETS recicladas – um projeto experimental que, se for bem-sucedido, poderá entrar em produção.

Em nota nesta quarta-feira (23), o grupo disse que o protótipo usa plástico de garrafas descartadas dos Estados Unidos. Em média, uma garrafa de um litro fornece matéria-prima suficiente para dez blocos de Lego com duas fileiras de quatro pinos, disse a empresa sediada em Billund, no oeste da Dinamarca.

“Sabemos que as crianças se preocupam com o meio ambiente e querem que tornemos nossos produtos mais sustentáveis”, disse Tim Brooks, vice-presidente de responsabilidade ambiental do grupo Lego. “Mesmo que demore um pouco até que eles possam brincar com blocos feitos de plástico reciclado, queremos que as crianças saibam que estamos trabalhando nisso”.

A empresa disse que seus fornecedores de garrafas descartadas usam processos aprovados pela US Food & Drug Administration e pela European Food Safety Authority.

As garrafas são feitas de plástico PET, ou tereftalato de polietileno, que não degrada em qualidade quando reciclado.

O protótipo seguiu mais de três anos de pesquisa durante os quais centenas de variações de materiais PET e outras formulações de plástico foram testadas, disse a Lego. Pode caber com elementos Lego fabricados nos últimos 60 anos.

A Lego disse que sua equipe continuará realizando testes por pelo menos um ano e, em seguida, avaliará se deve passar para a fase de produção piloto.

A Lego foi fundada em 1932 por Ole Kirk Kristiansen. O nome é derivado de duas palavras dinamarquesas LEg GOdt, que significam “Jogue bem”.

 

Fonte: Associated Press/Japan Today   |   Foto: Lego Group/Reuters
To Top