Cultura

Lançamento de livro marca divisor de águas para mulheres empreendedoras no Japão

Informe Publicitário – 08/01/2025
No dia 15 de dezembro de 2024, foi lançado em Hamamatsu, Japão, o quarto volume do livro “EBAF – Empreendedoras Brasileiras Além-Fronteiras”. Realizado no CREATE, centro cultural da cidade, o evento reuniu mulheres empreendedoras, autoridades locais e influenciadoras do empreendedorismo feminino, destacando-se como um marco na celebração e fortalecimento do papel das mulheres nos negócios.

Organizado por Sandra Chammem, o encontro celebrou histórias inspiradoras de mulheres que superaram desafios no universo do empreendedorismo. “Este lançamento é um divisor de águas para as autoras, que agora se tornam escritoras publicadas, com o volume programado para um lançamento nacional em todas as livrarias de Portugal”, afirmou Sandra.

O “EBAF” reúne relatos transformadores de autoras como Rosele Nojiri, Patrícia Maeyama, Maria Kuriyama, Elizabeth Bolsonello, Kety Akamine, Margarida Damasceno e Sandra Chammem. Além das autoras presentes, outras também contribuíram com suas histórias para o livro, embora não puderam comparecer ao evento. As histórias compartilhadas oferecem experiências de superação, aprendizados valiosos e a visão de como a obra pode impactar futuras gerações de mulheres empreendedoras, tanto no Japão quanto além-fronteiras.


O evento também contou com palestras enriquecedoras, onde as autoras detalharam os desafios de suas trajetórias empresariais e o processo de criação do livro. A programação incluiu uma área de networking, permitindo trocas de experiências, formação de parcerias e a construção de uma rede de apoio entre as participantes.

O sucesso do lançamento também abriu caminho para o convite ao Volume V do EBAF, que será lançado juntamente com o volume IV entre os dias 14 e 16 de março de 2025, na Biblioteca José Saramago, localizada dentro das muralhas do castelo de Óbidos, na vila literária de Portugal. Este novo volume terá histórias publicadas em português, espanhol, japonês e inglês, conectando autoras e leitoras de diferentes partes do mundo. As inscrições já estão abertas, oferecendo a oportunidade de eternizar trajetórias em um projeto literário global e ampliar conexões no Brasil, Japão, Europa e além.

O lançamento consolidou-se como um marco no incentivo ao empreendedorismo feminino, promovendo reflexões sobre os desafios e possibilidades para as mulheres no universo dos negócios. Mais do que uma conquista literária, o evento celebrou a força transformadora da união e da coletividade feminina no mundo empresarial.
Fotos: Cedidas

Japão Aqui e o brasileiro cada vez mais “japonês”. De refugiado econômico a imigrante nipo-brasileiro, fizemos o caminho inverso dos japoneses que atravessaram oceanos após a segunda guerra mundial.

Em 2007 após atingir a marca de 316.000 brasileiros oficialmente residentes no Japão o “Lehman shock” em 2008, esvaziou nossa comunidade em cerca de 140.000 pessoas, nos anos que se seguiram. Hoje em 2019, voltamos a crescer atingindo a marca de 193.798 brasileiros residentes (junho-2018 / Ministry of Internal Affairs and Communications).

Japão Aqui tem bloggers e tradutores com a missão de facilitar o entendimento das notícias japonesas.

Copyright © 2024 MCOM K.K.

To Top