Japão

KISHIDA: Primeiro-ministro do Japão

Fumio Kishida assumiu o cargo de primeiro-ministro do Japão nesta segunda-feira (4), formando um Gabinete que buscará manter a COVID-19 sob controle enquanto revive uma economia abalada e busca atrair os eleitores que se dirigem às próximas eleições gerais em menos de um mês.

A eleição para a Câmara dos Representantes, a câmara baixa do parlamento, está marcada para 31 de outubro, antes da primeira quinzena de novembro, como era esperado.

Kishida, de 64 anos, substituiu Yoshihide Suga, que renunciou após pouco mais de um ano no cargo em meio a críticas à sua resposta à pandemia.

A nova formação do Gabinete incluiu uma série de rostos novos, com 13 de seus 20 membros assumindo um cargo ministerial pela primeira vez e Taro Aso deixando seu papel como ministro das finanças pela primeira vez em quase nove anos.

A idade média, entretanto, é relativamente alta, 61,8 anos e há apenas três mulheres. Além disso, a nova equipe apresenta muitos que têm laços estreitos com o ex-primeiro-ministro Shinzo Abe e também Taro Aso.

Kishida contratou o ministro das Relações Exteriores, Toshimitsu Motegi, e o ministro da Defesa Nobuo Kishi, irmão mais novo de Abe, enquanto designava o ex-ministro das Olimpíadas Shunichi Suzuki, cunhado de Aso, como ministro das finanças e Hirokazu Matsuno, ex-ministro da educação, como secretário-chefe do Gabinete.

Fonte: Kyodo    |     Foto: Pool/Kyodo
To Top