Notícias

Jungle Matsuri, Festival de Cultura e Gastronomia Japonesa da Amazônia

Vem aí a 2a edição do Jungle Matsuri, Festival de Cultura e Gastronomia Japonesa da Amazônia

Após dois anos de espera, o maior Festival de Cultura Japonesa da Região Norte do Brasil será realizado nos dias 23, 24 e 25 de setembro com entrada gratuita no Studio 5.

Em português, a palavra “Matsuri” pode ser traduzida como Festival. A tradição celebra danças, performances e procissões durante todo o ano no Japão. Em Manaus, a NIPPAKU-Associação Nipo-Brasileira da Amazônia Ocidental vai realizar o maior Festival de Cultura Japonesa da Região Norte do Brasil nos próximos dias 23, 24 e 25 de setembro na capital amazonense.

Está programada para este domingo, 18 de setembro, uma ação de Pré-lançamento com apresentação Taiko, candidatas Miss Nikkey e Nippacats a partir das 18 horas, no espaço Sun Manauara, localizado no estacionamento G8 vermelho do Manauara Shopping.

A Tasa Eventos, empresa organizadora de dez matsuris no Brasil é a responsável em organizar este grande evento no Studio 5 Centro de Convenções, com entrada gratuita nesta próxima semana: 23, sexta-feira (das 18h às 22 horas); 24, sábado (das 18h às 22 horas) e domingo, (das 10h às 20 horas).

O Jungle Matsuri 2022 conta ainda com o apoio do Consulado Geral do Japão em Manaus, Fundação Japão e Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult).

Imperdível: Três dias de festa

Entre as principais atrações estão confirmadas a “Sky Bridge Experience”, uma experiência de realidade virtual da Fundação Japão que trata do intercâmbio cultural entre Brasil e Japão, seja nas artes plásticas, música, poesia e trabalho em conjunto, originalmente desenvolvido para os planetários no Japão, foi convertido especialmente para a plataforma VR (realidade virtual). A experiência estará disponível durante o Pré-lançamento do Jungle Matsuri, de 19 a 22 de setembro, das 10h às 22 horas no piso castanheiras do Manauara Shopping (em frente às Ramsons).

De acordo com a organização do Matsuri em Manaus, este é o principal atrativo além da gastronomia japonesa que é outro grande foco do evento, que contará com uma praça de alimentação com todas as delícias da culinária oriental: sushi, temaki, sashimi, yakissoba, tempurá, rolinho primavera, etc.

A arte também está presente nesta edição com apresentações de grupos de Taikô (tambores japoneses) com os grupos Wadan Taiko Ensemble (Atibaia-SP), um dos principais do Brasil e o grupo Fuugakazan Taiko, de Manaus.

Serão 3 dias de festa no Studio 5 Centro de Convenções, o principal espaço de eventos da Amazônia. Os visitantes terão a oportunidade de vivenciar a cultura japonesa de perto sem precisar viajar à “Terra do Sol Nascente”.

 

Na programação do palco principal do Festival Jungle Matsuri destacam-se shows musicais, entre estes, a apresentação da cantora Larissa Tassi, a mais famosa do Brasil no universo dos Cavaleiros do Zodíaco, com interpretações em português.

Outras atrações são as exposições culturais, feiras de produtos e serviços, danças típicas, Miss Nikkey Amazonas, Exposição e Workshops: Ikebana, Bonsai, Mangá, Origami, Pixel Art, Bon Odori, desfile e concurso Cosplay.

Mais informações e programação detalhada estão no site https://junglematsuri.com.br/

Para solicitações de entrevistas e agendamentos de participações em estúdio falar com a assessoria de imprensa: Fabíola Abess (92) 98161-8221 ou [email protected]

 

Japão Aqui e o brasileiro cada vez mais “japonês”. De refugiado econômico a imigrante nipo-brasileiro, fizemos o caminho inverso dos japoneses que atravessaram oceanos após a segunda guerra mundial.

Em 2007 após atingir a marca de 316.000 brasileiros oficialmente residentes no Japão o “Lehman shock” em 2008, esvaziou nossa comunidade em cerca de 140.000 pessoas, nos anos que se seguiram. Hoje em 2019, voltamos a crescer atingindo a marca de 193.798 brasileiros residentes (junho-2018 / Ministry of Internal Affairs and Communications).

Japão Aqui tem bloggers e tradutores com a missão de facilitar o entendimento das notícias japonesas.

Copyright © 2020 MCOM K.K.

To Top