Japão

JIDOUHANBAIKI de testes de Covid-19

Para garantir que toda a população tenha acesso a testes rápidos da Covid-19, jidouhanbaiki ou máquinas de venda automática foram adaptadas em Tokyo.

O objetivo é promover o uso dos testes PCR pela própria população, num momento em que o governo se encontra a realizar cerca de 40 mil teste PCR por dia, restringindo apenas para pessoas com sintomas ou contactos de alto risco.

Um funcionário reabastece a jidouhanbaiki com pacotes contendo o teste PCR para a Covid-19 na entrada de uma loja de ramenem Shibuya, Tóquio. (Reuters/Issei Kato)

As máquinas permitem ainda que os cidadãos evitem deslocar-se a clínicas privadas ou que tenham de esperar por uma consulta, diminuindo assim as probabilidades da infecção.

“O Japão está a realizar um número ridiculamente baixo de testes PCR e o resultado é que há cada vez mais pessoas que não sabem se estão infectadas com o coronavírus”, afirmou Hideki Takemura, diretor da clínica privada Laketown Takenoko, responsável pela instalação de sete máquinas em Tokyo.

Cada máquina vende, no total, 60 kits de testagem, sendo que é reabastecida duas vezes por dia. Cada teste custa ¥ 4.500 yens (US $ 40). Após a realização do teste, a amostra é enviada por correio para ser analisada.

Além destas máquinas, os testes PCR têm sido disponibilizados para venda em farmácias e em lojas online no Japão.

Fonte: Reuters | Foto: Issei Kato

To Top