Japão

Japão TREINA VOLUNTÁRIOS para desastres

O governo japonês está planejando lançar programas de treinamento para ajudar as pessoas que se voluntariam nas áreas afetadas por desastres a adquirir habilidades para apoiar a subsistência dos residentes, incluindo refugiados em abrigos.

Os programas destinam-se a promover pessoal com um determinado nível de conhecimento e experiência necessária à gestão de abrigos e outras atividades de apoio a pessoas afetadas por catástrofes, a fim de melhorar o seu ambiente de vida e prevenir mortes por causas indiretamente relacionadas com desastres naturais.

Atualmente, os voluntários do desastre enviados por meio de conselhos de bem-estar social em todo o Japão se envolvem principalmente na remoção de sedimentos e móveis danificados nas áreas afetadas.

Esses voluntários geralmente não estão envolvidos na gestão de abrigos, como providenciar refeições, banheiros e camas para os usuários, e oferecer cuidados especiais aos idosos, porque esse trabalho requer experiência e habilidades.

O Gabinete do Governo planeja constituir, até o final do ano fiscal de 2022, um comitê, formado por especialistas, que vão discutir as especificidades dos programas de treinamento de voluntários.

Os programas serão para alimentar “líderes”, que ficarão em abrigos por um determinado período e ajudarão na gestão das instalações, “conselheiros”, encarregados de visitar vários abrigos e dar conselhos e instruções aos operadores, e ” coordenadores “, com a tarefa de fazer a ligação entre médicos e especialistas em assistência social, funcionários do governo.

 

 

Fonte: Jiji Press     /     Foto: Kyodo / via Reuters
To Top