Japão relembra 29 anos do ataque Sarin no metrô de Tokyo
21/03/2024
O Japão marcou o 29º aniversário do terrível ataque com gás realizado pelo Aum Shinrikyo no metrô de Tokyo. O incidente ocorreu durante a hora do rush matinal do dia 20 de março de 1995, resultando na morte de 14 pessoas e deixando mais de 6.000 feridos.
Em homenagem às vítimas, funcionários da estação Kasumigaseki da Tokyo Metro, realizaram uma oração silenciosa próximo ao horário do ataque, enquanto Shizue Takahashi, que perdeu seu marido no incidente, depositou flores no local. Ela enfatizou a importância de não esquecer o ataque e de continuar os esforços para evitar que tal tragédia se repita.
O ataque, realizado por membros do Aum Shinrikyo, ocorreu nas três linhas do metrô que passam pela estação Kasumigaseki, perto dos escritórios do governo central. Dois altos funcionários do metrô perderam suas vidas, incluindo o marido de Takahashi.
Como consequência do ataque com sarin e de outros crimes cometidos pelo Aum Shinrikyo, 13 pessoas foram executadas em julho de 2018, incluindo o ex-líder Chizuo Matsumoto, conhecido como Shoko Asahara, na época com 63 anos.
Em 13 de março deste ano, o Tribunal Distrital de Tokyo ordenou ao governo que entregasse os restos mortais e cabelos de Matsumoto à sua segunda filha, mas o governo contestou a decisão.