Japão

JAPÃO: Recorde de 17 medalhas de ouro e condenação de abusos

A delegação olímpica japonesa expressou satisfação por ter conquistado o recorde de 17 medalhas de ouro na metade dos Jogos de Tokyo no domingo (1°), e também criticou o abuso online contra atletas olímpicos estrangeiros.

O judô contribuiu com um recorde de nove medalhas de ouro, incluindo duas dos irmãos Abe, Hifumi e Uta, enquanto Yuto Horigome e Momiji Nishiya, de 13 anos, se tornaram os primeiros campeões olímpicos de skate.

O recorde anterior do Japão era de 16 medalhas de ouro, estabelecido nos Jogos de Tóquio em 1964 e igualado em Atenas em 2004. No total, o Japão tem 31 medalhas conquistadas até o domingo.

O Japão conquistou suas primeiras medalhas de ouro olímpicas no tênis de mesa, Jun Mizutani e Mima Ito venceram em duplas mistas e esgrima na espada masculina. Daiki Hashimoto ganhou seu primeiro título individual masculino de ginástica e o terceiro título consecutivo do Japão. O Japão também defendeu o campeonato de softball que ganhou em 2008, antes de o esporte ser retirado do programa olímpico.

O badminton não conseguiu produzir um único ouro, apesar das altas expectativas, enquanto os três ouros na natação do Japão, dois de Yui Ohashi em medleys individuais femininos, também foram menos do que o esperado.

A delegação japonesa, que originalmente tinha como meta 30 medalhas de ouro antes da pandemia, afirmou que o objetivo final é conquistar o coração das pessoas por meio de seu desempenho em meio às dificuldades causadas pelo COVID-19.

Enquanto isso, Hashimoto, Mizutani e o medalhista de prata do surf masculino Kanoa Igarashi revelaram nas redes sociais que têm sido alvo de abusos online desde que ganharam as suas medalhas.

O Chef de Missão Tsuyoshi Fukui condenou tais atos como “um insulto aos anos de esforços dos atletas” e “simplesmente intoleráveis”.

“Estamos monitorando (as contas) e fazendo os registros”, disse ele, enquanto o membro sênior do conselho executivo do Comitê Olímpico Japonês, Keiko Momii, disse que os tais insultos são hediondos serão potencialmente levados à polícia.

Fonte: Kyodo
To Top