Japão

Japão pode reduzir CONTROLE DE FRONTEIRA

O Japão está considerando afrouxar os rígidos controles de fronteira em meio a crescentes críticas de que as medidas, que proibiram a maioria dos participantes estrangeiros, incluindo estudantes e viajantes de negócios, estão prejudicando a economia do país e o perfil internacional.

“Planejo reduzir os controles de fronteira”, disse o primeiro-ministro Fumio Kishida, no sábado (12).

Kishida não forneceu um cronograma ou outros detalhes e disse que tomará uma decisão com base em uma avaliação científica da variante Omicron, níveis de infecção dentro e fora do Japão e medidas de quarentena em outros países.

Atualmente, a maior parte do Japão está sob restrições relacionadas ao vírus, mas as infecções mostraram poucos sinais de desaceleração. Em todo o país, o Japão registrou quase 100.000 novos casos na sexta-feira, incluindo 18.660 em Tóquio.

As atuais medidas de fronteira estão programadas para permanecer em vigor até o final de fevereiro.

O Japão se tornou um dos países mais difíceis do mundo para entrar e os críticos o comparam ao país trancado, ou sakoku , política de senhores da guerra xenófobos que governaram o Japão nos séculos XVII e XIX.

As atuais regras de fronteira permitem apenas cidadãos japoneses e residentes estrangeiros (permanentes e não permanentes) e aumentaram a ira de estudantes e acadêmicos estrangeiros que dizem que as medidas são injustas, não científicas e forçam visitantes talentosos a irem para outros países. Centenas de milhares deles foram afetados, e críticos dizem que as regras também estão prejudicando o interesse nacional do Japão.

Fonte: Kyodo     |     Foto:

Japão Aqui e o brasileiro cada vez mais “japonês”. De refugiado econômico a imigrante nipo-brasileiro, fizemos o caminho inverso dos japoneses que atravessaram oceanos após a segunda guerra mundial.

Em 2007 após atingir a marca de 316.000 brasileiros oficialmente residentes no Japão o “Lehman shock” em 2008, esvaziou nossa comunidade em cerca de 140.000 pessoas, nos anos que se seguiram. Hoje em 2019, voltamos a crescer atingindo a marca de 193.798 brasileiros residentes (junho-2018 / Ministry of Internal Affairs and Communications).

Japão Aqui tem bloggers e tradutores com a missão de facilitar o entendimento das notícias japonesas.

Copyright © 2020 MCOM K.K.

To Top