Japão limitará o número de trabalhadores estrangeiros menos qualificados
08/06/2024
O governo japonês planeja estabelecer um limite máximo para o número de pessoas cobertas por um novo programa de desenvolvimento de força de trabalho estrangeira de três anos, anunciou o primeiro-ministro Fumio Kishida.
Para aliviar a escassez de mão-de-obra nos setores industriais, o governo planeja transformar estrangeiros menos qualificados em “trabalhadores qualificados do tipo 1”, autorizados a trabalhar no país por até cinco anos. Se se qualificarem ainda mais, poderão se tornar “trabalhadores do tipo 2”, com permissão para viver no Japão quase indefinidamente com suas famílias.
O novo programa aceitará trabalhadores estrangeiros menos qualificados apenas em setores onde há necessidade de empregos específicos qualificados. Em reunião do Comitê de Assuntos Judiciais da Câmara dos Conselheiros, Kishida afirmou que seu governo não planeja adotar uma política de imigração que permita a entrada de um número significativo de estrangeiros no Japão sem um limite de tempo.
O governo e o bloco governista pretendem revisar as leis relevantes na próxima semana, incluindo a lei de controle de imigração e reconhecimento de refugiados, para implementar o novo programa.