Japão

Japão elege o 1º deputado gay da história do país

Recentemente o Japão elegeu a primeira deputada trans da história do país.

O Japão elegeu na última segunda-feira (22 de julho),  seu primeiro político abertamente gay para o parlamento nacional do país.

O ativista dos direitos LGBTI que se tornou parlamentar agora, Taiga Ishikawa, 45 anos, conquistou uma cadeira para a pelo Partido Democrático Constitucional do Japão (CDPJ) na Câmara.

“Eu estava pedindo o reconhecimento das pessoas LGBT nas eleições”, disse ele depois que sua vitória foi anunciada, segundo Asahi Shimbun.

“Muitas pessoas em todo o Japão criaram coragem para votar em mim. Isso confirma que estamos aqui. Ao todo, o Japão elegeu pelo menos oito políticos LGBTI abertos para cargos em conselhos regionais e parlamentos”, disse Ishikawa.

De maioria conservadora, o Japão ainda não permite o casamento entre pessoas do mesmo gênero e suas leis também não contemplam proteções a cidadãos LGBTs contra discriminação por orientação sexual ou identidade de gênero.

O Partido Liberal Democrata (LDP), no poder, é notoriamente anti-LGBTI. Mas o CDPJ elaborou projetos para proteger os direitos LGBTI.

Ishikawa prometeu levar adiante as leis que garantem a igualdade no casamento e proteger as pessoas LGBTI da discriminação: “Eu quero apoiar as pessoas vulneráveis nesta sociedade como um político.”

 

 

Japão Aqui e o brasileiro cada vez mais “japonês”. De refugiado econômico a imigrante nipo-brasileiro, fizemos o caminho inverso dos japoneses que atravessaram oceanos após a segunda guerra mundial.

Em 2007 após atingir a marca de 316.000 brasileiros oficialmente residentes no Japão o “Lehman shock” em 2008, esvaziou nossa comunidade em cerca de 140.000 pessoas, nos anos que se seguiram. Hoje em 2019, voltamos a crescer atingindo a marca de 193.798 brasileiros residentes (junho-2018 / Ministry of Internal Affairs and Communications).

Japão Aqui tem bloggers e tradutores com a missão de facilitar o entendimento das notícias japonesas.

Copyright © 2020 MCOM K.K.

To Top