Morando no Japão

JAPÃO: Declínio das 24h

GRUPO SKYLARK VAI ENCERRAR O ATENDIMENTO 24

O grande grupo de “restaurantes familiares” Skylark Holdings, populares em todo Japão, anunciou que vai encerrar o atendimento 24h em todos seus estabelecimentos.

O novo estilo de vida dos jovens e o uso das redes sociais fez com que os restaurantes fossem menos frequentados durante a madrugada.

O serviço 24h começou há 48 anos, em 1972, a pedido dos próprios clientes que queriam um local para poder encontrar os amigos, independente do horário mas atualmente, os jovens estão mais preocupados com a saúde e não querem passar a noite fora de casa. Outro motivo, é o uso das redes sociais onde as pessoas não tem mais necessidade de encontrar os amigos pessoalmente para conversar e o crescimento do Uber Eats.

O Skylark Holdings explica que estão tentando se adaptar a realidade e priorizar os horários de pico. Eles acham que nos próximos quatro ou cinco anos, a digitalização progredirá com a expansão do 5G e da IoT, criando lojas que podem ser operadas sem supervisão ou funcionar sozinha. Sendo assim, os custos de mão-de-obra serão reduzidos e é provável que haja uma tendência de retornar o funcionamento 24h.

Antigamente, as pessoas que perdiam o último trem passavam a noite no restaurante 24h e aproveitavam para fazer amizades e trocar informações.

Uma pesquisa feita indicou que apenas 13,5% dos entrevistados acham necessário o atendimento 24h dos restaurantes, contra 68,3% das pessoas que não acham necessário.
As redes Royal Rost e Saizeriya também encerraram o atendimento 24h, mas acreditam que essa decisão foi positiva porque melhorou as condições de trabalho dos funcionários, principalmente, das mulheres e puderam melhorar a qualidade do serviço nos horários de pico.

Fonte: NHK News & ANN News

Japão Aqui e o brasileiro cada vez mais “japonês”. De refugiado econômico a imigrante nipo-brasileiro, fizemos o caminho inverso dos japoneses que atravessaram oceanos após a segunda guerra mundial.

Em 2007 após atingir a marca de 316.000 brasileiros oficialmente residentes no Japão o “Lehman shock” em 2008, esvaziou nossa comunidade em cerca de 140.000 pessoas, nos anos que se seguiram. Hoje em 2019, voltamos a crescer atingindo a marca de 193.798 brasileiros residentes (junho-2018 / Ministry of Internal Affairs and Communications).

Japão Aqui tem bloggers e tradutores com a missão de facilitar o entendimento das notícias japonesas.

Copyright © 2020 MCOM K.K.

To Top