Japão Aqui, em Casa – Claudir Machado

Olá! Meu nome é Claudir Machado. Casado há 43 anos, pai de 5 filhos e avô de 10 netos.

Cheguei ao Japão dia 18 de junho de 1991, juntamente com minha esposa, Nilce Machado, deixando 5 filhos, ainda pequenos, no Brasil. Foi uma dura experiência. Pensávamos que seria por dois meses e no final foram 1 ano e 5 meses.

Como vencemos essa fase tão difícil da vida e ao mesmo tempo pudemos ajudar várias centenas de pessoas, que na ocasião sentiam angústia, solidão, depressão e outros males em decorrência de tantos problemas que as afligiam?

Como tudo isso resultou na continuidade de atendermos, até hoje, milhares de pessoas? É o que gostaríamos de compartilhar com você e ao mesmo tempo nos dispor , com toda nossa equipe, que está atuando em dezenas de cidades e centenas de lugares, tanto aqui no Japão como também no Brasil.

Japão Aqui e o brasileiro cada vez mais “japonês”. De refugiado econômico a imigrante nipo-brasileiro, fizemos o caminho inverso dos japoneses que atravessaram oceanos após a segunda guerra mundial.

Em 2007 após atingir a marca de 316.000 brasileiros oficialmente residentes no Japão o “Lehman shock” em 2008, esvaziou nossa comunidade em cerca de 140.000 pessoas, nos anos que se seguiram. Hoje em 2019, voltamos a crescer atingindo a marca de 193.798 brasileiros residentes (junho-2018 / Ministry of Internal Affairs and Communications).

Japão Aqui tem bloggers e tradutores com a missão de facilitar o entendimento das notícias japonesas.

Copyright © 2020 MCOM K.K.

To Top