Japão

Japão aprova vacina da NOVAVAX

O Ministério da Saúde do Japão aprovou nesta terça-feira (19), o uso de uma vacina COVID-19 desenvolvida pela empresa de biotecnologia norte-americana Novavax.

A aprovação do ministério marca a quarta vacina disponível para uso no Japão e será produzida internamente pela Takeda Pharmaceutical, que recebeu a tecnologia para fabricar o medicamento.

A vacina da Novavax será a primeira à base de proteínas, destinada a pacientes que não puderam usar as vacinas existentes devido a riscos como alergias.

O imunizante pode ser administrada a pessoas com idade acima de 18 anos em duas doses espaçadas de três semanas. Também pode ser usado como dose de reforço após seis meses.

Ensaios clínicos no exterior conduzidos antes que a variante Omicron se tornasse difundida, mostraram que a vacina era cerca de 90% eficaz na prevenção do aparecimento de sintomas após a administração da primeira e da segunda dose.

Após a terceira dose, também foi demonstrado que melhora o valor dos anticorpos neutralizantes que impedem o vírus de entrar nas células do corpo.

Embora mais fraca contra a variante Omicron, a vacina também tem “um certo efeito” na cepa mutante, disse o Ministério da Saúde.

FONTE/FOTO: KYODO
To Top