Internacional

Japão alerta cidadãos sobre possível ATAQUE no Sudeste Asiático

O Ministério das Relações Exteriores do Japão alertou seus cidadãos na segunda-feira (13) a ficar longe de instalações religiosas e multidões em seis países do sudeste asiático, sobre um possível ataque.

O ministério disse ter obtido informações de que “há riscos crescentes, como atentados suicidas”.

O aviso se aplica a cidadãos japoneses na Indonésia, Filipinas, Cingapura, Malásia, Tailândia e Mianmar.

O conselho foi recebido com perplexidade em várias dessas nações, que disseram não ter conhecimento de tal ameaça, ou detalhes do Japão quanto à fonte de suas informações.

Tanee Sangrat, porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Tailândia, disse que o Japão não revelou a origem do aviso e que a embaixada japonesa não tinha mais detalhes além de dizer que “não era específico para a Tailândia”.

As agências de segurança tailandesas não têm informações próprias sobre uma possível ameaça, disse a vice-porta-voz da polícia Kissana Pathanacharoen.

Da mesma forma, o Departamento de Relações Exteriores das Filipinas disse não ter conhecimento de nenhuma informação sobre um nível elevado de ameaça, enquanto o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Indonésia, Teuku Faizasyah, negou que qualquer alerta tenha sido enviado aos cidadãos japoneses.

A polícia da Malásia também não recebeu nenhuma informação ou detectou qualquer ameaça à segurança, disse o chefe da polícia nacional Acryl Sani Abdullah Sani.

No curto comunicado, o Japão alertou seus cidadãos a prestarem muita atenção às notícias e informações locais e serem cautelosos “por enquanto”, mas não deu um prazo específico ou outros detalhes.

O Ministério das Relações Exteriores do Japão se recusou a fornecer a fonte da informação ou dizer se ela foi compartilhada com outros países.

O comunicado foi enviado às embaixadas nos países em questão para distribuição aos cidadãos japoneses.

Fonte: Mainichi
To Top