Japão

Investigação sobre morte de mulher após vacinação

Uma associação médica na prefeitura de Aichi, está investigando sobre a morte de uma mulher de 42 anos depois que ela recebeu a vacina contra a COVID-19 adaptada para a subvariante BA.5 Omicron.

O grupo suspeita que sua morte pode ter sido resultado de uma reação anafilática à vacina, com sua família alegando que a equipe médica não forneceu tratamento adequado, apesar de ela apresentar sintomas de uma resposta alérgica.

Ayano Iioka recebeu a injeção em um local de vacinação em massa em Aisai, província de Aichi, no dia 5 de novembro. Em poucos minutos, sua condição piorou, levando um médico e quatro enfermeiras no local a atendê-la, segundo a cidade.

No início, ela estava consciente e queixando-se de dificuldade para respirar. O médico tentou dar-lhe uma injeção de epinefrina, mas desistiu depois de não conseguir encontrar uma veia, informou a prefeitura. Nenhum tratamento anafilático foi administrado.

Iioka morreu em um hospital cerca de 90 minutos depois. Dado que ela tinha condições pré-existentes, a cidade diz que não está claro se sua morte pode ser atribuída à vacina.

A Associação Médica de Aichi disse na sexta-feira (11) que investigará a resposta da equipe médica após a morte de Iioka ter sido relatada a ela como um caso de negligência médica.

Fonte/Foto: Kyodo

To Top