Japão

Incêndio na FÁBRICA DE CHIP em Ibaraki

Toyota, Nissan, Honda e outras montadoras japonesas se empenharam nesta segunda-feira (22) para avaliar o impacto em sua produção de um incêndio na fábrica de chips da Renesas Electronics que pode agravar a escassez global de semicondutores.

A Renesas disse que levará pelo menos um mês para retomar a produção em uma linha de montagem da fábrica de Naka em Ibaraki, depois que uma falha elétrica causou um incêndio nas máquinas na sexta-feira e contaminando de fumaça as salas.

As consequências para os fabricantes de automóveis podem se espalhar para o exterior com empresas automotivas na Europa e nos Estados Unidos. A Renesas tem cerca de 30% do mercado global de chips ​​em carros.

Semicondutores como os fabricados pela Renesas são usados ​​extensivamente em carros, incluindo para monitorar o desempenho do motor, gerenciar a direção ou janelas automáticas e em sensores usados ​​em sistemas de estacionamento e entretenimento.

A Nissan e a Honda já foram forçadas a reduzir os planos de produção por causa da escassez global de chips, resultante da crescente demanda dos fabricantes de produtos eletrônicos e uma recuperação inesperada nas vendas de carros após uma queda durante os primeiros meses da pandemia do coronavírus.

O governo japonês prometeu ajuda para a indústria automobilística.

“Tentaremos firmemente ajudar a fábrica de Naka a conseguir uma restauração rápida, ajudando-a a adquirir rapidamente equipamentos de manufatura alternativos”, disse o secretário-chefe de gabinete, Katsunobu Kato, em entrevista.

Fonte: Reuters | Foto: Toru Hanai – Arquivo

To Top