Japão

Imagens de MAUS-TRATOS a estrangeiro detido em Osaka

Um homem nipo-peruano que buscava uma indenização estatal por maus tratos no departamento de imigração de Osaka em 2017 foi mostrado sendo carregado por vários policiais em uma câmera de segurança enviada nesta quarta-feira (15) no julgamento, disse o advogado responsável pelo caso.

No caso apresentado ao Tribunal Distrital de Osaka, Burgos Fujii (48), está pedindo ¥2 milhões em danos do estado depois que ele foi deixado algemado por mais de meio dia no Escritório Regional de Serviços de Imigração de Osaka.

O vídeo inclui imagens de Fujii sendo arrastado para uma cela solitária por muitos policiais, bem como segurado durante brigas com cinco policiais no meio da noite e deitado no chão algemado com os braços atrás das costas.

Outra cena mostrou um oficial de imigração intimidando Fujii perguntando se ele estava preparado para seguir suas ordens.

Em entrevista coletiva em Osaka, a advogada Maya Kawasaki, criticou o tratamento como punitivo e acrescentou que poderia ser considerado “tortura”.

Em audiências anteriores, o governo sustentou que nenhuma força excessiva foi usada para conter Fujii. O departamento de imigração de Osaka se recusou a comentar o vídeo devido ao julgamento pendente.

De acordo com a denúncia, Fujii foi deixado com os braços algemados nas costas por mais de 14 horas no dia 20 de dezembro de 2017, após manifestar insatisfação com o almoço e tornar-se violento. Posteriormente, descobriu-se que ele havia fraturado o braço, e o ferimento demorou um mês para cicatrizar.

Fujii, que foi diagnosticado com câncer de pâncreas depois de ter recebido liberdade provisória em maio do ano passado, recebeu permissão especial na segunda-feira para ficar no Japão para tratamento médico.

O vídeo enviado como prova no processo não foi mostrado no tribunal, mas seus advogados divulgaram parte de seu conteúdo após o encerramento do tribunal.

Em um caso separado, o Escritório Regional de Serviços de Imigração de Nagoya divulgou no mês passado imagens editadas de câmeras de segurança para a família de uma mulher do Sri Lanka que morreu em março após maus-tratos durante a detenção.

Fonte: Kyodo via Japan Today     |     Imagem: Cortesia dos advogados do demandante
To Top