Japão

IENE FRACO: Famílias sob mais pressão

O iene caiu para uma baixa de 32 anos em relação ao dólar americano na sexta-feira (14), provocando expectativas entre os investidores de outra intervenção do Japão para sustentar sua moeda.

O dólar atingiu a faixa superior de ¥147 no mercado de câmbio de Nova York, um nível não visto desde 1990. A moeda japonesa chegou a ser cotada em ¥147,70 nas negociações de Tóquio.

Desde que o Federal Reserve Board dos EUA começou a aumentar as taxas de juros em março, a moeda japonesa se desvalorizou em 32 ienes em relação ao dólar.

Para as empresas japonesas que usam o iene para comprar materiais importados e outros produtos, a moeda japonesa mais fraca tornou-se um fardo financeiro maior do que os aumentos reais dos preços dos recursos.

Mais empresas estão transferindo o aumento dos custos de compra para os preços dos produtos de uso diário.

Analistas dizem que as famílias estarão sob mais pressão se a situação atual, em que os aumentos salariais não corresponderem aos aumentos de preços, continuar.

Fonte/Foto: Asahi Shimbun

Japão Aqui e o brasileiro cada vez mais “japonês”. De refugiado econômico a imigrante nipo-brasileiro, fizemos o caminho inverso dos japoneses que atravessaram oceanos após a segunda guerra mundial.

Em 2007 após atingir a marca de 316.000 brasileiros oficialmente residentes no Japão o “Lehman shock” em 2008, esvaziou nossa comunidade em cerca de 140.000 pessoas, nos anos que se seguiram. Hoje em 2019, voltamos a crescer atingindo a marca de 193.798 brasileiros residentes (junho-2018 / Ministry of Internal Affairs and Communications).

Japão Aqui tem bloggers e tradutores com a missão de facilitar o entendimento das notícias japonesas.

Copyright © 2020 MCOM K.K.

To Top