Japão

IBARAKI: Comida gourmet aumenta interesse em resorts

O Comitê de Promoção do Projeto Hitachinaka e Oarai Resort, na província de Ibaraki, formado pelo governo da prefeitura e outros, desenvolveu uma série de pratos e publicado no Instagram usando produtos locais, como batata-doce seca e isca branca de shirasu, com o objetivo de atrair visitantes com idade entre 20 e 30 anos. Os clientes são incentivados a enviar fotos dos alimentos para sites de mídia social.

Os quatro itens recém-desenvolvidos são: arroz gapao com polvo e shirasu, shake de batata-doce seco, shirasu bagna cauda e shirasu e pães de batata-doce secos.

Cada prato apresenta polvo ou batata-doce seca – a cidade de Hitachinaka é a maior produtora e processadora desses alimentos do país – uma especialidade de Ibaraki.

O governo da província, a cidade de Hitachinaka e a cidade de Oarai iniciaram discussões com uma empresa privada em abril do ano passado para desenvolver alimentos gourmet locais. No ano seguinte, selecionaram ingredientes que simbolizam a região e desenvolveram itens de menu centrados na imagem do mar.

A área de Hitachinaka-Oarai é um dos destinos turísticos mais populares da prefeitura e abriga o Hitachi Seaside Park em Hitachinaka, famoso por suas flores nemophila, e o Aqua World Ibaraki Prefectural Oarai Aquarium em Oarai.

No entanto, a renda relacionada ao turismo na área tem sido relativamente baixa, de acordo com a divisão de desenvolvimento regional do governo da província. Espera-se, portanto, que os novos alimentos aumentem o número de turistas – e os gastos.

Os itens do menu inovador podem ser apreciados em três restaurantes em Hitachinaka e sete em Oarai. Cada um dos 10 restaurantes dá seu próprio toque na forma como os pratos são apresentados.

Fonte: Yomiuri Shimbun | Foto: Comitê de Promoção do Projeto Hitachinaka e Oarai Resort

Japão Aqui e o brasileiro cada vez mais “japonês”. De refugiado econômico a imigrante nipo-brasileiro, fizemos o caminho inverso dos japoneses que atravessaram oceanos após a segunda guerra mundial.

Em 2007 após atingir a marca de 316.000 brasileiros oficialmente residentes no Japão o “Lehman shock” em 2008, esvaziou nossa comunidade em cerca de 140.000 pessoas, nos anos que se seguiram. Hoje em 2019, voltamos a crescer atingindo a marca de 193.798 brasileiros residentes (junho-2018 / Ministry of Internal Affairs and Communications).

Japão Aqui tem bloggers e tradutores com a missão de facilitar o entendimento das notícias japonesas.

Copyright © 2020 MCOM K.K.

To Top