Internacional

HUAWEI: Sistema operacional para combater a Google

A Huawei Technologies da China revelou nesta quarta-feira (2) o sistema operacional auto-desenvolvido para smartphones, em uma tentativa de abrir caminho para separar seus negócios dos Estados Unidos e do domínio da Google.

O Harmony OS da gigante chinesa da tecnologia será carregado com seus smartphones dobráveis ​​Mate X2, lançados em fevereiro, já que as medidas de controle de exportação impostas pelo governo do ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, têm prejudicado seu desempenho cooperativo.

Com o aumento das especulações de que a Huawei poderia ser impedida de acessar os sistemas Android operados pela empresa de tecnologia norte-americana Google, a fabricante chinesa desenvolveu seu próprio sistema operacional nos últimos cinco anos.

Em agosto de 2019, o Harmony OS foi formalmente revelado para uso em dispositivos inteligentes, como TVs e dispositivos inteligentes conectados, conhecidos coletivamente como Internet das coisas ou IoT, mas não para smartphones.

Trump, em maio de 2019, declarou uma emergência proibindo as empresas americanas de usar tecnologia e serviços de telecomunicações fornecidos por entidades consideradas uma ameaça à segurança nacional, visando a Huawei.

Pequim e Washington permanecem em desacordo sobre várias questões, incluindo comércio, tecnologia de ponta, Hong Kong, Taiwan e as alegadas violações dos direitos humanos na China em algumas regiões do país.

 

Fonte: Kyodo
To Top