Crime

HOKKAIDO: Tragédia desvendada

Divulgado o laudo pericial da tragédia onde o barco recreativo KAZU 1, afundou com 26 pessoas na costa da península de Shiretoko, na província de Hokkaido, em abril desse ano. Das 26 pessoas, 6 permanecem desaparecidas. O capitão do barco está entre um dos resgatados, sem vida.

Segundo o laudo, emitido pelo National Transportation Safety Board, as principais causas são:

1. Problemas estruturais do barco
2. Imperícia decisória de tráfego
3. Problemas na gestão de risco
4. Ineficácia técnica na inspeção do Barco

O National Transportation Safety Board divulgou um laudo técnico no dia 15 de dezembro, sobre o acidente do barco de recreativo “KAZU 1” que ocorreu na Península de Shiretoko em abril deste ano.

De acordo com laudo, a entrada de água pela escotilha que deveria estar lacrada, teria sido o fator decisivo para o afundamento. No entanto, quando o navio foi resgatado, a escotilha havia sumido e fotos mostram que elas foram arrancadas.

FOTO: Dobradiça da escotilha
Outra irregularidade, que acelerou o afundamento, foram os buracos internos de 30 cm de diâmetro no porão, entre compartimentos. Estes, deveriam estar independentes e lacrados. Assim, caso um dos compartimentos enchesse de água, os outros permaneceriam intactos. O barco afundou, 20 minutos depois do pedido de socorro emitido pelo capitão.

FOTO: Buracos que não deveriam existir no porão criaram “caminhos” para a água
Os 7 buracos no casco do navio, não foram a causa direta do afundamento, pois o casco é duplo e não permitiu a entrada da água. Porém é forte indício de negligência. ​O barco era usado em águas calmas na baía de Seto em 1985. Foi comprado e reformado para ser usado numa região considerada mais arriscada.​ O laudo apresentado ainda não é o definitivo e mais investigações estão por vir.

Fonte: ANN News

To Top