Japão

Helicópteros dos EUA em treinamento

Em meio a descobertas de que helicópteros militares dos EUA repetidamente participaram de voos em altitudes que seriam ilegais para aeronaves japonesas, o Mainichi Shimbun confirmou dois helicópteros Seahawk da Marinha dos EUA voando repetidamente próximo da Tokyo Skytree no bairro de Sumida da capital.

Quando abordados pelo Mainichi, os militares americanos evitaram dar uma razão clara para os voos. Um especialista analisou os voos dos helicópteros da Marinha como treinamento militar usando a torre mais alta de Tokyo, sugerindo que é possível que o treinamento prático esteja sendo realizado acima do centro da capital japonesa.

Por cerca de meio ano, começando em julho de 2020, o Mainichi observou aeronaves militares dos EUA em vários edifícios da classe de 200 metros, incluindo o observatório do Edifício Principal do Governo Metropolitano de Tóquio No. 1 (a uma altitude de cerca de 202 metros) em Shinjuku da capital Ward, que oferece vistas da cidade.

Por volta das 4:10 pm de 27 de agosto de 2020, os dois helicópteros Seahawk vieram da direção da Prefeitura de Kanagawa ao sul de Tokyo, onde várias bases militares dos EUA estão localizadas. Eles voaram acima do distrito comercial em Minato, viajaram para o norte quando alcançaram a área do rio Sumida e fizeram uma passagem pela Tokyo Skytree. Os helicópteros fizeram curvas rápidas em padrões de oito em torno da Tokyo Skytree várias vezes, passando perto do convés Tembo da torre, que fica a uma altura de 350 metros em um total de seis vezes.

O Mainichi observou os dois helicópteros durante as manobras que continuaram por quase seis minutos, depois os helicópteros viajaram de volta na mesma rota em direção à prefeitura de Kanagawa.

A Naval Air Facility Atsugi na Prefeitura de Kanagawa está equipada com helicópteros Seahawk, que são aeronaves de porta-aviões, usadas para patrulhas anti-submarinas e salvamento marítimo.

Toshiyuki Ito, professor da Escola de Pós-Graduação Toranomon do Instituto de Tecnologia de Kanazawa e ex-vice-almirante, verificou as imagens que mostravam os helicópteros circulando repetidamente perto de Tokyo Skytree.

“Ao considerar o trabalho de um Seahawk, é altamente possível que eles estejam conduzindo voos de treinamento para encontrar submarinos inimigos no mar”, disse ele.

De acordo com Ito, os helicópteros Seahawk lançam um sensor de hidrofone de pequeno porte chamado “sonobuoy” para captar o ruído debaixo d’água e circulam repetidamente a área para coletar informações a fim de detectar submarinos. Ito disse que os dois helicópteros estavam voando em um padrão semelhante e explicou: “Isso significaria que eles estão treinando em terra quando deveriam estar fazendo no mar. Se isso for feito sem permissão do governo japonês e do governo metropolitano de Tóquio , então é um problema.”

Enquanto isso, Bonji Ohara, um membro sênior da Fundação para a Paz Sasakawa e ex-piloto da Força de Autodefesa Marítima do Japão que chefiava uma unidade de helicópteros, disse que os helicópteros “parecem estar treinando”. Helicópteros militares dos EUA têm a missão de transportar VIPs, incluindo o presidente dos Estados Unidos, para um heliporto em Roppongi e, aparentemente, ajustar seu tempo de pouso no ar.

“Acho que eles estão usando o Tokyo Skytree, como um sinal para o ponto de espera. Os militares dos EUA provavelmente não acham que os voos sejam perigosos”, disse Ohara.

Quando questionado pelo Mainichi por que os voos estavam sendo realizados na época, as Forças dos Estados Unidos do Japão apenas explicou que “todos os voos realizados pelas Forças dos EUA são essenciais para a missão ou para requisitos de treinamento e prontidão”.

Fonte: Mainichi/Atsushi Matsumoto e Hiroyuki Oba | Foto: Atsushi Matsumoto

To Top