Japão

GUNMA: Vacina contaminada da Moderna

O governo da prefeitura de Gunma informou neste domingo (29) que substâncias estranhas foram descobertas na vacina COVID-19 da Moderna.

O material estranho com menos de 0,5 milímetros de tamanho, foi localizado em um frasco que tem um número de lote diferente dos três lotes suspensos na quinta-feira para uso e outro encontrado no sábado em Okinawa contendo substâncias.

Cerca de 4.500 pessoas receberam as doses em Gunma sob o número do lote durante os três dias até domingo, mas nenhum caso de saúde foi relatado, informou o governo local.

Gunma se torna a sétima prefeitura a relatar a descoberta de corpos estranhos na vacina Moderna após Ibaraki, Saitama, Tóquio, Gifu, Aichi e Okinawa.

Todos os sete estão entre 21 prefeituras, de um total de 47, atualmente em estado de emergência COVID-19, enquanto o Japão está lutando para conter um aumento nas infecções por coronavírus.

No mesmo dia, o governo da província de Okinawa disse que suspendeu as inoculações em um local de vacinação em massa em Naha após a descoberta de um frasco e três seringas cheias com a vacina contaminada.

Os frascos se enquadram no mesmo número de lote – 3005293 – que é diferente dos outros três números  identificados pelo ministério da saúde do Japão na quinta-feira como doses potencialmente contaminadas.

O Ministério da Saúde, Trabalho e Bem-Estar disse no domingo que pedaços de borracha podem ter caído nos frascos quando uma agulha de seringa foi inserida na tampa dos frascos. O ministério não encontrou nenhum grande problema na qualidade da vacina, acrescentou.

Cerca de 880 pessoas foram vacinadas em Okinawa com o número do lote e o governo local não recebeu nenhum relatório de problemas de saúde.

O governo de Okinawa disse que vai retomar a vacinação das pessoas na segunda-feira e Gunma reiniciou a vacinação no domingo, ambos usando a vacina não afetada.

Fonte: Kyodo
To Top