Japão

GUNMA: Sorteio de carro e viagens para aumentar a vacinação entre os jovens

O Governo da Prefeitura de Gunma lançou um incentivo à vacinação para jovens na faixa dos  jovens  com idade entre 20 e 30 anos, oferecendo um carro e cupons de viagem como prêmio em sorteio para aqueles que receberem a segunda dose da vacina COVID-19 até o final de setembro.

A medida é uma tentativa para reduzir o número de jovens que não querem se vacinar.

Desde que o governador Gunma, Ichita Yamamoto, anunciou o incentivo à vacinação no dia 6 de agosto, os residentes expressaram várias opiniões opostas ao governo da província, como “Por que isso é limitado aos 20 e 30 anos?” e “Vocês estão apenas tentando usar prêmios como isca.”

O jornal médico britânico The Lancet publicou os resultados de uma pesquisa de pesquisadores da Universidade de Londres que perguntaram a indivíduos, com 18 anos ou mais, em 149 países e regiões sobre sua confiança na segurança e eficácia das vacinas no geral.

O estudo, realizado entre os anos de 2015 e 2019, descobriu que o Japão classificou-se em 147º lugar para a confiança do público na segurança das vacinas, e foi o pior em 2019. Quanto à confiança na eficácia das vacinas, o Japão classificou-se em 147º e 148º lugar em os anos de 2015 e 2019, respectivamente.

Em relação à classificação do Japão como um dos países com a menor confiança em vacinas do mundo, a equipe de pesquisa disse em sua análise que “isso pode estar relacionado a reação da vacina contra o papilomavírus humano (HPV)”.

Após a cobertura de notícias sobre problemas de saúde após receber a vacina contra o HPV, que previne casos de câncer cervical, o Ministério da Saúde, Trabalho e Bem-Estar do Japão suspendeu a promoção proativa das vacinas em 2013, e a taxa de vacinação caiu para 0,6% como resultado. A geração que foi vacinada contra o HPV, que era da 6ª série ao primeiro ano do ensino médio na época, está atualmente na casa dos 20 anos. O oficial da prefeitura de Gunma explicou que eles perceberam que “a preocupação em torno das vacinas pode estar particularmente ativa nesta geração”.

Outro motivo para a decisão da prefeitura de oferecer prêmios para promover a vacinação entre os jovens é o uso frequente de smartphones pela geração. As autoridades aparentemente achavam que os jovens tinham menos oportunidades de acessar informações sobre vacinas.

Um oficial da prefeitura disse: “Gostaríamos que eles se interessassem pelo carro e outros prêmios e tomem conhecimento das informações sobre a vacina contra o coronavírus, mesmo que seja mínimo”.

Fonte: Mainichi/Tetsuya Shoji     |     Foto: Mainichi/Naomichi Senoo
To Top