Guerra na Ucrânia: exército Norte-Coreano se desloca para a Rússia
25/10/2024
Cerca de 2.000 soldados norte-coreanos estão se deslocando para o oeste da Rússia, perto da fronteira com a Ucrânia, após finalizarem seu treinamento, conforme revelou uma fonte militar ucraniana à Kyodo News nesta quinta-feira (24), marcando o primeiro movimento confirmado de tropas enviadas de Pyongyang.
Na quarta-feira, o governo dos EUA informou que pelo menos 3.000 soldados da Coreia do Norte foram enviados à Rússia no início deste mês para treinamento em bases militares na parte leste do país. Uma equipe avançada de cerca de 10 oficiais norte-coreanos já está em Kursk, preparando a chegada das tropas e garantindo a segurança da área. A movimentação foi detectada por autoridades ucranianas através de dados de satélite e comunicações interceptadas.
O porta-voz de segurança nacional da Casa Branca, John Kirby, confirmou o envio das tropas, que foram transportadas de navio de Wonsan, na Coreia do Norte, para Vladivostok, na Rússia. A possibilidade de esses soldados entrarem em combate ao final do treinamento permanece incerta.