Japão

Governadores exigem SISTEMA MÉDICO seguro

Os governadores solicitaram para o novo governo central neste sábado (2), a fortalecer o sistema de saúde, já que a flexibilização das restrições do COVID-19 poderia causar outro ressurgimento de infecções.

A Associação dos Governadores Nacionais quer leitos hospitalares, testes e tratamentos suficientes para o coronavírus garantidos em um projeto de proposta ao governo a ser estabelecido para o provável próximo primeiro-ministro,  Fumio Kishida.

“Garantir um sistema médico que pode salvar a vida das pessoas deve ser a base de uma estratégia de saída”, disseram os governadores na minuta da proposta discutida em sua reunião online realizada no sábado.

A última proposta surge no momento em que o estado de emergência COVID-19 foi suspenso em Tokyo e em outras 18 prefeituras, e um quase estado de emergência terminou em oito áreas adicionais na sexta-feira. Foi a primeira vez desde abril que o país inteiro ficou livre de qualquer designação para conter infecções.

O ministério da saúde, ao mesmo tempo, está revisando o sistema de saúde nacional em preparação para uma possível sexta onda de infecções por coronavírus.

Os governadores disseram no esboço da proposta a ser submetida ao governo central que o Japão certamente testemunhará uma sexta onda em breve.

Solicitaram também um apoio fiscal do governo para impulsionar suas economias locais.

“Nossas economias regionais estão caindo em uma situação crítica”, disseram os governadores.

Kishida, que deve ser eleito primeiro-ministro em uma sessão parlamentar extraordinária na segunda-feira, disse que reunirá “dezenas de trilhões de ienes” para um pacote de estímulo até o final do ano.

Fonte: Kyodo     |     Foto: Kyodo
To Top