Governador de Shizuoka vai renunciar
04/04/2024
O governador de Shizuoka, Heita Kawakatsu, anunciou nesta terça-feira (2), sua intenção de renunciar durante uma reunião da assembleia municipal em junho, em meio a críticas por uma declaração infeliz recente.
Ele foi criticado por comentários feitos durante um discurso aos novos funcionários municipais nesta segunda-feira (1°), onde sugeriu que eles eram mais “intelectuais” do que aqueles em profissões como agricultura, pecuária e operários. Kawakatsu negou ter insultado essas profissões e pediu desculpas por qualquer desconforto causado. O governo provincial recebeu centenas de reclamações sobre o incidente.
Esta controvérsia acontece após Kawakatsu ter sido criticado anteriormente pela oposição aos trabalhos de construção da linha de levitação magnética Chuo Shinkansen. A JR Tokai, empresa responsável pelo projeto, se absteve de comentar sobre a possível renúncia do governador.
Kawakatsu, no cargo desde 2009, enfrentou anteriormente pedidos de renúncia por comentários controversos sobre a produção de arroz em sua região.