Japão

Gifu: 1° trabalhador a receber status de residência especial

Um chinês na província de Gifu deve se tornar o primeiro a receber um status de residência estabelecido para expandir a aceitação de trabalhadores estrangeiros.

O status de “trabalhador qualificado especifico” da Categoria II foi estabelecido em abril de 2019 para estrangeiros com habilidades em construção, construção naval e engenharia de máquinas navais.

Weng Fei, o chinês que receberá o status, trabalha para uma construtora em Kakamigahara, província de Gifu. Weng, de 35 anos, tem atualmente o estatuto de Categoria I, o que lhe permite trabalhar em empregos relativamente simples, segundo um grupo que o apoia.

Em fevereiro deste ano, ele se inscreveu na filial de Gifu do Departamento Regional de Serviços de Imigração de Nagoya para atualizar seu status. Segundo fontes, as autoridades de imigração determinaram que ele atende aos requisitos para o status de Categoria II, que exige experiência prática como líder de equipe supervisionando trabalhadores da construção civil, entre outros critérios.

A categoria I abrange 14 indústrias, incluindo a agricultura. Pessoas com o status podem trabalhar no Japão por até cinco anos, mas não podem trazer familiares. A categoria II permite que os titulares tragam seus cônjuges e filhos para o Japão e renovem seu período de permanência.

De acordo com a Agência de Serviços de Imigração, menos de 50.000 estrangeiros no Japão tinham status de Categoria I em dezembro.

Fonte: Japan News     /     Foto: Yomiuri

To Top