GÊMEAS COM 107 ANOS: As mais velhas do mundo
Duas irmãs japonesas com 107 anos e 300 dias foram certificadas como as gêmeas idênticas mais velhas do mundo e as mais velhas já registradas, informou o Guinness World Records Japan na segunda-feira (20).
Em 1º de setembro, Umeno Sumiyama e Koume Kodama tiveram seu recorde reconhecido, superando as irmãs gêmeas e celebridades japonesas Kin Narita e Gin Kanie, que detinham o recorde anterior de 107 anos e 175 dias. Narita morreu em 2000 e Kanie em 2001.
Sumiyama e Kodama nasceram em 5 de novembro de 1913, na Ilha de Shodo, Prefeitura de Kagawa, sendo a terceira e a quarta de um total de 11 irmãos. Elas viveram separadas após se formarem no ensino fundamental, mas aos 70 anos começaram uma peregrinação aos 88 templos da Ilha de Shikoku, de acordo com a certificação.
No passado, elas brincaram sobre superar o recorde estabelecido por Kin-san e Gin-san.
As irmãs residem separadas em lares de idosos. Sumiyama chorou ao receber um certificado dos funcionários da instalação, embora Komiyama, que sofre de perda de memória, tenha dificuldade em compreender o prêmio, disse um comunicado à imprensa do Guinness World Records.
O número de pessoas com 100 anos ou mais no Japão, que tem uma das populações que envelhecem mais rapidamente no mundo, atingiu cerca de 86.510, informou o Ministério da Saúde, Trabalho e Bem-Estar na semana passada, estabelecendo um novo recorde para o país.
Fonte: Kyodo