Internacional

Garantia de RECUPERAÇÃO ECONÔMICA na Ásia

Os chefes de finanças asiáticos disseram nesta segunda-feira (3) que esperam que suas economias, duramente atingidas pela pandemia do coronavírus, se recuperem este ano com a ajuda da vacinação contra a Covid-19, mas ainda alertam sobre os riscos negativos decorrentes do surgimento de novas mutações e diferenças nas taxas de vacinação entre nações.

Durante a realização da reunião por videoconferência, os ministros das finanças e governadores do banco central do Japão, China, Coréia do Sul e a Associação das Nações do Sudeste Asiático (ASEAN), pediram vigilância contra a recuperação econômica “desigual” da crise de saúde global, e também se comprometeram a “usar todas as ferramentas políticas disponíveis para garantir uma recuperação inclusiva e sustentável e manter a estabilidade financeira.”

“Foi significativo podermos reafirmar a importância da cooperação financeira regional”, disse o ministro das Finanças japonês, Taro Aso, em uma entrevista após as discussões.

Ressaltando seu compromisso com um “sistema multilateral de comércio e investimento aberto e baseado em regras”, os chefes de finanças também saudaram a assinatura do Acordo Regional de Parceria Econômica Abrangente, o maior acordo de livre comércio do mundo assinado pela Austrália, Nova Zelândia e as 13 nações asiáticas em novembro.

Eles se reuniram online paralelamente às reuniões anuais de três dias do Banco Asiático de Desenvolvimento, que começaram em formato virtual na segunda-feira. 

Os 10 membros da ASEAN são Brunei, Camboja, Indonésia, Laos, Malásia, Mianmar, Filipinas, Cingapura, Tailândia e Vietnã.

 

Fonte: Kyodo
To Top