Japão

Futebol: MORRE Osim, ex-técnico do Japão

O ex-técnico da seleção nacional de futebol do Japão e da Iugoslávia Ivica Osim morreu no domingo (1°), anunciou o clube austríaco Sturm Graz, um dos clubes que ele treinou, sem especificar a causa. Ele tinha 80 anos.

Ex-atacante que jogou pela Iugoslávia nas Olimpíadas de Tokyo em 1964, Osim levou o país às quartas de final da Copa do Mundo de 1990 na Itália. Após a Copa do Mundo de 2006, ele treinou o Japão, mas deixou o cargo em novembro de 2007 após sofrer um infarto cerebral.

Osim chegou ao Japão pela primeira vez em 2003 para assumir as rédeas do JEF United Ichihara, agora Chiba, da J-League, levando-os ao seu primeiro grande título, a Copa da Liga de 2005.

Depois de suceder Zico como treinador do Japão, Osim procurou “japanizar o futebol japonês” combinando seus pontos fortes em agilidade, disciplina e organização, melhorando sua resistência e tomada de decisão, optando por simplesmente não imitar os estilos europeus e sul-americanos estabelecidos.

Nascido em Sarajevo, Osim deixa um grande legado devido ao papel unificador que teve na Bósnia-Herzegovina e na região dos Balcãs após a dissolução da Iugoslávia.

FONTE: KYODO NEWS     /     FOTO: KYODO
To Top