Japão

Forte terremoto atinge província de Ishikawa deixando um morto

Um terremoto preliminarmente avaliado em 6,5 de magnitude abalou a província de Ishikawa e seus arredores no centro do Japão na sexta-feira. O terremoto deixou uma pessoa morta, derrubou alguns prédios e interrompeu o tráfego e eventos durante os feriados da Semana Dourada do país.

O terremoto ocorreu às 14h42, atingindo uma intensidade máxima de 6+ na escala sísmica japonesa que atinge até 7, em Suzu, na ponta da península de Noto, província costeira do Mar do Japão, conforme a Agência Meteorológica do Japão. Foi o maior entre uma série de terremotos que atingem a área de Noto desde dezembro de 2020.

Nenhum alerta de tsunami foi emitido, mas a agência informou que houve uma mudança de cerca de 10 centímetros no nível do mar na província de Ishikawa.

Um homem caiu de uma escada em Suzu e foi confirmado morto pelas autoridades locais. Dois prédios desabaram na cidade, e possivelmente havia uma pessoa em cada um deles.

Inicialmente, a agência meteorológica informou que o terremoto teve magnitude de 6,3, mas depois revisou para 6,5. A profundidade do terremoto também foi atualizada de 10 para 12 quilômetros.

Tremores de até 4,7 continuaram a atingir a área da Península de Noto.

A agência alertou para a possibilidade de terremotos com intensidade superior a 6 na escala sísmica japonesa na área por cerca de uma semana.

Nenhuma anormalidade foi detectada na usina nuclear de Shika, na província de Ishikawa, e na usina Kashiwazaki-Kariwa, na vizinha província de Niigata.

Fonte: Kyodo / Imagem: Japan Meteorological Agency
To Top