Japão

Fogo em caminhões de lixo

O Corpo de Bombeiros de Tokyo está pedindo aos residentes do Japão que descartem adequadamente as baterias de íon-lítio e as latas de spray após uma série de incêndios.

Além de incêndios em residências, o descarte inadequado desses itens tem provocado muitos incêndios em caminhões de lixo, podendo causar ferimentos ou até mesmo acidentes.

De acordo com dados preliminares divulgados pelo corpo de bombeiros, as baterias de íon-lítio causaram 125 incêndios acidentais no ano passado. Dessas, 22 ocorreram quando os próprios consumidores destruíram ou desmontaram as baterias.

As latas de spray também causaram 101 incêndios durante o mesmo período. Dessas, 25 ocorreram quando as pessoas tentaram liberar o gás ou furar as latas para descartá-lo e o calor de fogões ou outras fontes o incendiou.

O corpo de bombeiros apontou que o descarte inadequado ou a separação das baterias de outros lixos pode causar incêndios na coleta de lixo, e houve 36 incêndios acidentais que começaram em caminhões de lixo ou em usinas de processamento de resíduos.

As baterias de íon-lítio, usadas em dispositivos como carregadores, smartphones e laptops, podem superaquecer e pegar fogo repentinamente quando submetidas a um forte impacto externo. 

Um funcionário do corpo de bombeiros disse: “Queremos que as pessoas verifiquem minuciosamente os manuais dos produtos e as regras de separação de lixo definidas pelos governos locais quando descartarem os itens”.

Fonte: Mainichi  /  Foto: Cedida pelo Corpo de Bombeiros de Tokyo
To Top