Notícias

Fim do ESTADO DE EMERGÊNCIA

O governo japonês decidiu nesta terça-feira (28) suspender o estado de emergência COVID-19 em vigor na capital Tokyo e 18 outras prefeituras, e também o quase-estado de emergência em outras áreas, uma vez que as infecções diminuíram de seu pico.

O decreto termina na quinta-feira (30) e será a primeira vez desde o dia 4 de abril que nenhuma das 47 prefeituras do país estará sob resrtrições de emergência.

“O número de novos casos de coronavírus e pacientes com sintomas graves diminuiu drasticamente”, disse o primeiro-ministro Yoshihide Suga em uma reunião na Câmara dos Deputados.

O governo planeja flexibilizar as restrições em etapas, com os governadores de cada prefeitura decidindo quais medidas antivírus devem permanecer e quais devem ser suspensas.

No período de um mês após o final das restrições de emergência, o governo central continuará a pedir aos restaurantes e estabelecimentos de bebidas que fechem às 20h. No entanto, eles não serão mais solicitados a se abster de servir bebidas alcoólicas .

Yasutoshi Nishimura, o ministro responsável pela resposta ao coronavírus no Japão, disse que tal redução do horário de funcionamento será facilitada gradualmente e que as empresas que continuarem a atender a essas solicitações receberão apoio financeiro do governo.

Ele também disse que o número máximo de espectadores permitidos para grandes eventos esportivos aumentará para 10.000 ou 50% da capacidade do local dos atuais 5.000 assim que os status de emergência forem suspensos.

Fonte: Kyodo
To Top